A menos de um mês para entrega de laudos, o velho Mário não comove Marão

Situação crítica do Mário Pessoa
Reprodução

Está cada vez mais longe a possibilidade de o estádio Mário Pessoa sediar os jogos do Colo Colo e Barcelona de Ilhéus na disputa da segunda divisão do campeonato estadual deste ano. Com dois times inscritos na competição, o torcedor de Ilhéus terá que se deslocar para outros municípios caso queira acompanhar os jogos. A Federação Bahiana de Futebol (FBF), entidade responsável pela competição, definiu o dia 9 de abril como a data limite para que as associações esportivas apresentem os laudos técnicos dos espaços esportivos que irão sediar a competição.

Portanto, a menos de 30 dias do prazo, fica claro que não haverá tempo hábil para que a Prefeitura de Ilhéus execute todos os serviços estruturais que precisam ser feitos no Mário Pessoa para torná-lo apto. E são muitos. A FBF assegura que este prazo estabelecido será cumprido impreterivelmente e, após esta data, não liberará estádios que estejam com restrição de um laudo sequer, cumprindo o que pede a resolução do Ministério Público da Bahia, através da Recomendação 155/19.

Os Laudos Tecnicos deverão ser expedidos pelos orgaos e autoridades competentes pela vistoria das condições de seguranga, capacidade, higiene e de engenharia do estadio, sendo os mesmos expedidos pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitaria e Engenheiro devidamente habilitado pelo CREA, de acordo o que determina a Lei Federal n° 10.671/03 de 15/05/03 (Estatuto do Torcedor), especificamente em seu artigo 23 e paragrafos, inclusive com observância das exigencias contidas tambem na Portaria N° 290/2015. 

Para além da estrutura física do estádio, o Jornal Bahia Online apurou que o novo gramado do estádio Mário Pessoa, cuja inauguração foi motivo da vinda do secretário estadual Davidson Magalhães, não "vingou" em diversos pontos do campo. Há falha terríveis e nem mesmo as chuvas que caem sobre a cidade nos últimos dias, serviram para melhorar o quadro. Um engenheiro agrônomo ouvido pelo JBO aponta um erro crucial para a sobrevivência do novo gramado: não há um viveiro com novas sementes e gramas do mesmo tipó da plantada, para substituição ou uso, caso a primeira etapa não vingue. "Isso é lamentável, preocupante e amador", assegura a fonte.

O Barcelona de Ilhéus já oficializou junto a FBF, que irá disputar seus jogos no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana. Para os treinamentos vai utilizar a estrutura do centro de treinamento do Fluminense de Feira. Já o Colo Colo ainda não oficializou o plano B para a sede. Estuda um local mais perto. Muito provavelmente Camacan, acreditando que o torcedor ilheense vá se deslocar mais de 100 quilômetros da sua cidade para acompanhar o tigre.

O presidente do Barcelona, Wellinghton Nascimento, chegou a informar que tentou ajudar o governo municipal para viabilizar a reforma do estádio. "Dei um caminhão de tinta que o prefeito me pediu", disse recentemente em entrevista à uma emissora de rádio de Salvador. Mas o estádio Mário Pessoa precisa mais que um banho de pintura. Parte da sua estrutura física, em especial nos vestiários, exige cuidados especiais dos engenheiros.

Com dois clubes disputando uma vaga na elite do campeonato bahiano de 2021, o velho Mário não contou com a atenção do prefeito Marão no momento em que o futebol profissional de Ilhéus tenta voltar ao topo.

Bola fora. Infelizmente.